Sabemos que oferecer uma boa experiência ao cliente é fundamental, mas tão importante quanto, é olhar para a relação da empresa com os seus colaboradores.
Garantir aos funcionários experiências com o mesmo nível de excelência que são oferecidas aos consumidores impacta diretamente na qualidade e reputação do serviço ou produto que você oferece, além de criar ambientes mais saudáveis, equipes mais engajadas e resultados mais eficientes.
Não é por menos que uma pesquisa realizada pela Wills Towers Watson (WTW) em 2021, apontou que para 92% das empresas, o Employee Experience é uma das prioridades da sua marca nos próximos 3 anos.
O termo Employee Experience vem ganhando cada vez mais destaque frente ao mercado, e nesse texto vamos te ajudar a entender os impactos desse conceito no seu negócio.
Mas afinal, o que é Employee Experience?
O termo refere-se ao conjunto de todas as interações, percepções e sentimentos que um colaborador vivencia ao longo de sua jornada dentro da empresa.
O EX está desde a cultura organizacional, programas de capacitação e plano de carreira, até o ambiente de trabalho, relacionamento com os colegas, benefícios oferecidos e ferramentas utilizadas. Ou seja, ele vai da liderança inspiradora até a máquina de café utilizada todos os dias; do onboarding ao offboarding; em todos os pontos de contato do colaborador.
Qual o impacto do Employee Experience nas organizações?
Proporcionar um ambiente de trabalho saudável, com remuneração e benefícios justos, comunicação clara e oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional, pode gerar uma equipe mais engajada e produtiva, aumentando as chances de os colaboradores recomendarem a empresa para outras pessoas (eNPS).
Além de impactar positivamente o seu time, essas ações espelham a imagem da sua marca , contribuindo para o fortalecimento do Employer Branding e a atração de talentos qualificados.
Quando os funcionários estão satisfeitos e engajados, eles se tornam embaixadores da marca e podem recomendar a empresa a outros profissionais, criando, assim, uma reputação positiva e atraindo, também, potenciais candidatos para futuras oportunidades de trabalho, o que é muito significativo em um mercado competitivo. Além disso, um Employer Branding consolidado contribui para a retenção de talentos e a redução da taxa de rotatividade de funcionários, o turnover.
Não existe CX sem EX
Em contrapartida, a negligência ao Employee Experience pode levar à perda de bons funcionários, dificultar a aquisição de novos talentos e afetar negativamente a experiência dos colaboradores. E, vale lembrar: funcionários desmotivados tendem a oferecer um serviço de menor qualidade, o que irá refletir diretamente na experiência do cliente (CX).
Sendo assim, é essencial que as empresas prestem mais atenção à experiência do funcionário como uma forma de melhorar sua cultura e o desempenho geral da equipe, investindo em uma experiência positiva para os funcionários.
Então, qual é a estratégia mais procurada hoje pelos times de RH para aprimorar o Employer Branding, reter talentos e minimizar o turnover? A resposta é simples: melhorar a experiência do colaborador. No entanto, nem sempre é fácil mapear essa jornada dentro da empresa e desenvolver um plano de ação eficaz para melhorá-la.
Mas não se preocupe, a SoluCX está aqui para te ajudar! Agende uma conversa com um de nossos especialistas e saiba como melhorar a experiência dos seus colaboradores!