Tendências para o varejo em 2020: quais são as principais?

Você sabe quais são as tendências para o varejo em 2020? Quais são as principais? Reunimos todas essas informações para você aqui!

Índice

Quais as principais tendências para o varejo em 2020? 

Uma aposta certeira é que o consumidor se mantém no centro das atenções e o investimento em tecnologia é primordial para as empresas se conectarem com seus clientes. 

A partir dessas premissas, especialistas mapearam alguns caminhos que o varejo deve seguir no próximo ano. 

Tendências do varejo:

Para a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, serão seis tendências principais: 

  • 1 – Mais transparência no rastreamento de origem dos produtos; 
  • 2 – Social commerce (com vendas por meios como WhatsApp e Instagram);
  • 3 – Super aplicativos para abarcar toda a carteira digital do consumidor;
  • 4 – Embalagens interativas, utilizadas como canal de contato e comunicação;
  • 5 – Autoatendimento; 
  • 6 – Digitally Native Vertical Brands, que são as marcas que nascem no meio digital e vão direto ao consumidor, sem intermediários.

A PR Newswire, do grupo Cision, que oferece serviços de inteligência de mídia, mapeou sete rumos do varejo. Ela cita:

  • 1 – Social commerce; 
  • 2 – Uso de realidade aumentada nas vendas; 
  • 3 – Personalização do produto; 
  • 4 – Pesquisa visual, que permite encontrar produtos apenas tirando fotos, a partir da inteligência artificial; 
  • 5 – Experiências omnichannel; 
  • 6 – Entregas no mesmo dia; 
  • 7 – Marcas éticas, que se baseiam em valores. 

Conexão Humana

O relatório Global Marketing Trends 2020, da consultoria Deloitte, também traz previsões para o mercado, com o objetivo de “orientar os líderes de negócios no desenvolvimento de estratégias para uma era digital em constante evolução, mantendo a experiência humana no centro de seu trabalho”.

O estudo destacou como tendências para as marcas: propósito, experiência humana, fusão, confiança, participação, talento e agilidade

Segundo a pesquisa, a conexão humana – tema comum em todos os tópicos – é mais importante que qualquer coisa, em um mundo cada vez mais digital, em que as pessoas podem se sentir isoladas, sub-representadas e insatisfeitas.

Melhores condições logísticas, automatização de processos e segurança nas operações digitais são outros pontos lembrados continuamente por estudos do setor. 

“Grande parte das tendências do varejo para 2020 está ligada à compreensão da jornada de compra. Isso é uma ótima notícia para o consumidor, que percebe uma preocupação crescente das empresas em entender suas preferências. Esse esforço do varejo gera um amadurecimento na relação com os clientes, trazendo ganhos para os dois lados”, afirma Tiago Serrano, CEO da SoluCX e especialista em varejo.

Consumidor Ultradinâmico

Com isso, resta ao varejo aproveitar a retomada verificada no final de 2019 e as projeções positivas para o próximo ano – a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) espera aumento de 5,5% nas vendas –, ficando atento às exigências do consumidor moderno.

Nesse sentido, vale aproveitar os insights do estudo “Consumidor Ultradinâmico”, da WGSN, empresa de previsão de tendências. Divulgado no primeiro semestre, o levantamento aponta as compras realizadas por dispositivos móveis, as conexões humanas, as preocupações climáticas, a confiança nas marcas, o envelhecimento populacional e a economia de compartilhamento como macrotendências ligadas às mudanças de comportamento do público.

Sobre a SoluCX

A SoluCX é uma startup de São José dos Campos (SP) que oferece soluções para gestão da experiência do consumidor. Com o software e a metodologia da SoluCX, empresas de todos os portes têm acesso a informações fundamentais para entender o comportamento do cliente e sua relação com a marca, o que permite traçar estratégias para gerar melhores resultados financeiros a partir da fidelização e aprimoramento de serviços e processos. 

A SoluCX acredita que, por meio da satisfação dos clientes, as empresas podem criar uma relação mais próxima e duradoura com a comunidade de cada uma de suas unidades. Atualmente, a SoluCX avalia em torno de 500 mil compras por mês, realizadas em cerca de 5.600 lojas de mais de 30 clientes, como Magazine Luiza, Spa das Sobrancelhas, Sorridents, Swift, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, Telhanorte, Petz e Cobasi, entre outros.

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