Com a crescente importância atribuída ao bem-estar e engajamento dos colaboradores, muitas empresas têm buscado estratégias para melhorar sua cultura organizacional e, consequentemente, aumentar a retenção de talentos.
Nesse contexto, uma ferramenta que tem ganhado destaque é o eNPS (Employee Net Promoter Score), que ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias, além de guiar a implementação de políticas e práticas mais efetivas para a gestão de pessoas.
Inspirado no NPS (Net Promoter Score), o eNPS é uma métrica utilizada para medir o nível de satisfação e engajamento dos funcionários de uma empresa. Ao analisar a experiência dos colaboradores, o eNPS pode fornecer insights valiosos para aprimorar a cultura e o ambiente de trabalho, além de contribuir para a retenção de talentos e o sucesso da empresa como um todo.
Qual a diferença entre eNPS e NPS
Antes de mais nada, vale entendermos a diferença entre eNPS e NPS: embora não haja uma tradução literal para as siglas, o eNPS pode ser descrito como um índice que mede a probabilidade de os funcionários recomendarem a empresa em que trabalham para amigos e conhecidos, enquanto o NPS é centrado na lealdade dos clientes.
O eNPS é uma métrica semelhante ao NPS, partindo do mesmo cálculo, motivação e metodologia, porém focado nos colaboradores, já que permite que as empresas avaliem a satisfação e engajamento dos funcionários e identifiquem áreas que precisam ser melhoradas.
Na prática, como funciona o eNPS?
Agora que você já sabe o conceito principal do eNPS, é hora de entender como implementá-lo. Para isso, você precisa, basicamente, fazer uma pergunta para os seus funcionários:
1) Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a [nome da sua empresa] como um bom lugar para trabalhar?
Essa pergunta é fechada com uma escala de 0 a 10.
Em seguida, é indicado realizar uma pergunta mais qualitativa, a fim de mapear o motivo da nota e possíveis dores relacionadas a empresa.
Na SoluCX, utilizamos os likes e dislikes, que atuam como indicadores de satisfação em pontos específicos e auxiliam a entender a motivação por trás da nota. Por meio desse indicador, você pode questionar o colaborador a respeito da remuneração, ambiente de trabalho, benefícios, liderança, dentre outros itens. Assim, é possível entender qual desses temas está impactando negativamente ou positivamente a experiência do colaborador e, consequentemente, o motivo da nota.
A partir das notas que atribuem na pergunta do eNPS, os colaboradores são classificados em Promotores, Neutros ou Detratores. Entenda o que isso significa:
Promotores (nota 9 e 10): esse grupo de respondentes é leal a empresa e irá promovê-la, indicando como um bom lugar para se trabalhar para amigos e conhecidos.
Neutros (nota 7 e 8): esse grupo não está engajado, mas caso sejam compreendidos e motivados, podem se tornar promotores.
Detratores (nota 0 a 6): esse grupo, além de não recomendar a empresa, pode impactar negativamente o negócio em seus atendimentos, relacionamentos e produção.
Agora que você entendeu a metodologia, é hora de aprender a conta: o eNPS é extraído do cálculo do percentual de promotores, subtraído pelo percentual de detratores.
Por exemplo, você aplica a pesquisa do eNPS para 100 colaboradores. Destes:
60 responderam de 9 a 10
30 responderam de 7 a 8
10 responderam de 0 a 6
Portanto, se você tem 60 promotores (60% dos 100 respondentes), 30 neutros (30% dos 100 respondentes) e 10 detratores (10% dos 100 respondentes), o cálculo do eNPS, então, seria:
eNPS= %promotores – % detratores
eNPS= 60 – 10
eNPS= 50
eNPS: vantagens da aplicação
Assim como no NPS, a principal vantagem dessa métrica é a obtenção rápida e recorrente do feedback dos funcionários, o que permite à empresa agir com rapidez caso seja necessário tomar alguma medida corretiva, o que se torna muito relevante quando levamos em consideração que a insatisfação dos funcionários pode levar à queda de produtividade e desmotivação no trabalho.
Empresas que utilizam pesquisas tradicionais como pesquisa de clima ou avaliação 360 levam meses para ouvir todos os seus funcionários, uma vez que o time de RH precisa montar e calibrar diversas planilhas.
Já o eNPS vinculado a uma plataforma de gestão da experiência do colaborador age em tempo real, se tornando um método mais produtivo e eficiente de monitorar e avaliar a satisfação dos funcionários, permitindo que sejam tomadas ações preventivas ou corretivas para garantir um ambiente de trabalho produtivo e saudável.
Por ter uma metodologia simples e de fácil implementação, aumenta o engajamento dos funcionários que, com outros métodos, poderiam levar horas para dar um feedback. E com o uso do Machine Learning associado ao eNPS se torna possível ler, classificar e quantificar milhares de comentários.
Além de todas essas vantagens, por ser uma pesquisa feita de forma anônima, onde o colaborador se sente mais seguro para reportar seus pontos, o que torna a análise mais confiável e sem causar constrangimento, garantindo melhorias em produtos e processos atuando na causa raiz dos problemas.
O que fazer com o resultado do eNPS?
Num cenário ideal, teríamos 100% de colaboradores promotores, certo? Mas dificilmente isso irá acontecer. Ao lidarmos com um grupo grande de pessoas, iremos identificar expectativas, necessidades e preferências muito diferentes entre si.
Enquanto para a Maria, o importante é uma empresa que permita o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, para o João o mais valioso é uma empresa que respeite a diversidade.
O ideal é ter um RH estratégico, fazendo um uso inteligente dos insights gerados pelo eNPS, que podem fornecer informações valiosas para a empresa. Pensando nisso, no projeto de Employee Experience, a SoluCX oferece, além da plataforma, consultorias que contam com especialistas em Dados e EX, facilitando a implementação do eNPS.
Muitas ações podem ser tomadas com base nos insights do eNPS, mas de forma geral, você pode usá-las para reforçar a cultura, analisando e entendendo os padrões de satisfação dos colaboradores; na retenção de talentos, estimulando e engajando os colaboradores neutros e detratores; e na prevenção de crises, enxergando os fatores críticos e fazendo a prevenção.