Employer Branding: 8 passos para aplicar a estratégia

Employer Branding: 8 passos para aplicar a estratégia

Índice

O Employer Branding é uma estratégia de gestão que tem como objetivo principal construir uma imagem positiva da empresa como marca empregadora. A abordagem consiste em direcionar ações que foquem não só na percepção dos funcionários atuais, mas também dos potenciais colaboradores e outros stakeholders relevantes para a organização.

Para consolidar uma estratégia de Employer Branding eficaz, é essencial reconhecer que ela não pode ser desenvolvida por uma única área da empresa ou por meio de ações isoladas, uma vez que só é possível construir uma marca empregadora forte e coerente, quando toda a organização incorpora esse propósito em todos os pilares de atuação da marca. 

A partir disso, vamos olhar as frentes que compõem a aplicação dessa estratégia de fortalecimento de marca:  

Defina sua missão, visão e valores

Ter a missão, visão e valores da sua empresa definidos é o primeiro passo. Esse conjunto de elementos transmite a identidade e propósito da marca, orienta as suas ações da empresa e estabelece uma cultura organizacional mais forte.

Além disso, quando esses itens são determinados e comunicados de forma eficaz, ajudam a atrair pessoas que se identificam: tanto clientes e stakeholders, quanto colaboradores que se sintam alinhados aos valores da marca. 

Faça uma análise interna 

Antes de saber para onde você quer ir, é fundamental saber onde você está. Elaborar uma pesquisa interna vai te auxiliar a medir a percepção dos funcionários em relação ao Employer Branding da empresa. 

Uma tática cada vez mais utilizada para esse fim é a aplicação do eNPS, uma variação do Net Promoter Score, uma métrica de recomendação amplamente empregada para mensurar o potencial de indicação dos clientes. O eNPS, por sua vez, é voltado a ouvir os colaboradores.

Essa estratégia pode fornecer informações valiosas sobre a satisfação dos colaboradores e ajudar a identificar oportunidades de melhoria na cultura organizacional, ao mesmo tempo em que reforça a imagem da empresa como um empregador de destaque.

Faça uma análise externa

Tão importante quanto a análise interna, é entender como está o mercado lá fora. Isso porque a percepção dos candidatos e funcionários em relação à empresa como empregadora é influenciada por diversos fatores externos, como a concorrência, o setor de atuação e as tendências do mercado de trabalho. 

Conhecer as estratégias adotadas por empresas reconhecidas como excelentes ambientes de trabalho é um passo importante para identificar oportunidades de desenvolvimento interno e melhorias na empresa. Vale ressaltar que deve haver discernimento na busca de referências, porque o que funciona para uma marca, pode não fazer sentido para a sua. 

Defina seu Employer Value Proposition (EVP)

O EVP significa Proposta de Valor ao Colaborador e é uma estratégia de gestão de pessoas que consiste na criação de um conjunto de benefícios e valores que uma empresa oferece a seus colaboradores. 

Sendo um dos principais elementos que compõem o Employer Branding, o EVP é um conjunto de benefícios e vantagens que uma empresa oferece a seus colaboradores, além do salário e benefícios tradicionais. 

EVP engloba outros benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional, como ambiente de trabalho, cultura organizacional, reconhecimento e outros fatores que impactam a satisfação dos funcionários e tornam a marca empregadora mais atraente. 

Defina o responsável 

Para construir uma forte cultura de Employer Branding, é fundamental adotar uma série de estratégias que visem promover a imagem da empresa como um excelente lugar para trabalhar. 

Para isso, é imprescindível que a organização designe um profissional responsável por coordenar as ações necessárias, como desenvolver a marca empregadora da empresa, criar programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores, implementar ações de engajamento dos funcionários, gerir ações de comunicação interna e externa, monitorar a reputação da empresa, dentre outras estratégias adotadas. 

Defina métricas para medir sucesso 

E por falar em monitorar a reputação da empresa, é importante definir e acompanhar as métricas de sucesso, para avaliar a eficácia das estratégias implementadas e garantir que a empresa esteja alcançando seus objetivos em termos de construção e promoção da sua marca empregadora.

Algumas das métricas mais comuns para medir o sucesso do Employer Branding são a taxa de retenção de funcionários, a taxa de satisfação dos colaboradores, o número de candidaturas recebidas em relação às vagas disponíveis, o tempo médio de preenchimento das vagas, entre outras.

Implemente ações de endomarketing

Investir em endomarketing está diretamente ligado à satisfação da equipe. Ao promover ações internas, você consegue aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar a comunicação, aumentar a motivação e a produtividade, além de promover um clima organizacional positivo.

Algumas ações de endomarketing podem ser implementadas justamente para reforçar o Employer Branding, como programas de treinamento e desenvolvimento, reconhecimento e premiação de desempenho, eventos e atividades de integração, entre outras.

Faça contratações assertivas 

Por último, mas não menos importante: negligenciar a contratação de perfis alinhados ao da empresa pode ser muito prejudicial para o Employer Branding da organização. Se a descrição da vaga estiver diferente da realidade, ou o perfil do candidato não for alinhado com a cultura do negócio, pode gerar grande frustração para os novos talentos. 

A contratação assertiva garante que os novos funcionários se encaixem bem na empresa e compartilhem dos valores e visão da organização, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável e engajador. 

Mãos na massa?

Embora a implementação de uma estratégia de Employer Branding possa parecer desafiadora, as dicas acima podem te ajudar a criar uma abordagem eficaz. Além disso, você também pode agendar uma conversa com um dos especialistas da SoluCX e aprender a melhorar a experiência dos seus colaboradores! 

Ao medir regularmente o impacto da estratégia de Employer Branding e ajustá-la conforme necessário, se torna possível melhorar cada vez mais a reputação da sua empresa como um bom lugar para trabalhar para o público externo e, consequentemente, para o interno.

Conteúdos Recentes