O Employer Branding é uma estratégia de gestão que tem como objetivo principal construir uma imagem positiva da empresa como marca empregadora. A abordagem consiste em direcionar ações que foquem não só na percepção dos funcionários atuais, mas também dos potenciais colaboradores e outros stakeholders relevantes para a organização.
Para consolidar uma estratégia de Employer Branding eficaz, é essencial reconhecer que ela não pode ser desenvolvida por uma única área da empresa ou por meio de ações isoladas, uma vez que só é possível construir uma marca empregadora forte e coerente, quando toda a organização incorpora esse propósito em todos os pilares de atuação da marca.
A partir disso, vamos olhar as frentes que compõem a aplicação dessa estratégia de fortalecimento de marca:
Defina sua missão, visão e valores
Ter a missão, visão e valores da sua empresa definidos é o primeiro passo. Esse conjunto de elementos transmite a identidade e propósito da marca, orienta as suas ações da empresa e estabelece uma cultura organizacional mais forte.
Além disso, quando esses itens são determinados e comunicados de forma eficaz, ajudam a atrair pessoas que se identificam: tanto clientes e stakeholders, quanto colaboradores que se sintam alinhados aos valores da marca.
Faça uma análise interna
Antes de saber para onde você quer ir, é fundamental saber onde você está. Elaborar uma pesquisa interna vai te auxiliar a medir a percepção dos funcionários em relação ao Employer Branding da empresa.
Uma tática cada vez mais utilizada para esse fim é a aplicação do eNPS, uma variação do Net Promoter Score, uma métrica de recomendação amplamente empregada para mensurar o potencial de indicação dos clientes. O eNPS, por sua vez, é voltado a ouvir os colaboradores.
Essa estratégia pode fornecer informações valiosas sobre a satisfação dos colaboradores e ajudar a identificar oportunidades de melhoria na cultura organizacional, ao mesmo tempo em que reforça a imagem da empresa como um empregador de destaque.
Faça uma análise externa
Tão importante quanto a análise interna, é entender como está o mercado lá fora. Isso porque a percepção dos candidatos e funcionários em relação à empresa como empregadora é influenciada por diversos fatores externos, como a concorrência, o setor de atuação e as tendências do mercado de trabalho.
Conhecer as estratégias adotadas por empresas reconhecidas como excelentes ambientes de trabalho é um passo importante para identificar oportunidades de desenvolvimento interno e melhorias na empresa. Vale ressaltar que deve haver discernimento na busca de referências, porque o que funciona para uma marca, pode não fazer sentido para a sua.
Defina seu Employer Value Proposition (EVP)
O EVP significa Proposta de Valor ao Colaborador e é uma estratégia de gestão de pessoas que consiste na criação de um conjunto de benefícios e valores que uma empresa oferece a seus colaboradores.
Sendo um dos principais elementos que compõem o Employer Branding, o EVP é um conjunto de benefícios e vantagens que uma empresa oferece a seus colaboradores, além do salário e benefícios tradicionais.
EVP engloba outros benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional, como ambiente de trabalho, cultura organizacional, reconhecimento e outros fatores que impactam a satisfação dos funcionários e tornam a marca empregadora mais atraente.
Defina o responsável
Para construir uma forte cultura de Employer Branding, é fundamental adotar uma série de estratégias que visem promover a imagem da empresa como um excelente lugar para trabalhar.
Para isso, é imprescindível que a organização designe um profissional responsável por coordenar as ações necessárias, como desenvolver a marca empregadora da empresa, criar programas de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores, implementar ações de engajamento dos funcionários, gerir ações de comunicação interna e externa, monitorar a reputação da empresa, dentre outras estratégias adotadas.
Defina métricas para medir sucesso
E por falar em monitorar a reputação da empresa, é importante definir e acompanhar as métricas de sucesso, para avaliar a eficácia das estratégias implementadas e garantir que a empresa esteja alcançando seus objetivos em termos de construção e promoção da sua marca empregadora.
Algumas das métricas mais comuns para medir o sucesso do Employer Branding são a taxa de retenção de funcionários, a taxa de satisfação dos colaboradores, o número de candidaturas recebidas em relação às vagas disponíveis, o tempo médio de preenchimento das vagas, entre outras.
Implemente ações de endomarketing
Investir em endomarketing está diretamente ligado à satisfação da equipe. Ao promover ações internas, você consegue aumentar o engajamento dos colaboradores, melhorar a comunicação, aumentar a motivação e a produtividade, além de promover um clima organizacional positivo.
Algumas ações de endomarketing podem ser implementadas justamente para reforçar o Employer Branding, como programas de treinamento e desenvolvimento, reconhecimento e premiação de desempenho, eventos e atividades de integração, entre outras.
Faça contratações assertivas
Por último, mas não menos importante: negligenciar a contratação de perfis alinhados ao da empresa pode ser muito prejudicial para o Employer Branding da organização. Se a descrição da vaga estiver diferente da realidade, ou o perfil do candidato não for alinhado com a cultura do negócio, pode gerar grande frustração para os novos talentos.
A contratação assertiva garante que os novos funcionários se encaixem bem na empresa e compartilhem dos valores e visão da organização, o que ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável e engajador.
Mãos na massa?
Embora a implementação de uma estratégia de Employer Branding possa parecer desafiadora, as dicas acima podem te ajudar a criar uma abordagem eficaz. Além disso, você também pode agendar uma conversa com um dos especialistas da SoluCX e aprender a melhorar a experiência dos seus colaboradores!
Ao medir regularmente o impacto da estratégia de Employer Branding e ajustá-la conforme necessário, se torna possível melhorar cada vez mais a reputação da sua empresa como um bom lugar para trabalhar para o público externo e, consequentemente, para o interno.