Os cartões de benefício, como vale-alimentação (VA) e vale-refeição (VR), desempenham um papel crucial no suporte financeiro aos colaboradores para a compra de alimentos e refeições. Segundo uma pesquisa da SoluCX, 44% dos entrevistados consideram esses cartões essenciais para o equilíbrio de suas finanças mensais.
Com mudanças recentes na regulação do setor, o usuário passa a ter liberdade de escolha do emissor e também a possibilidade de realizar a portabilidade. Neste sentido, é fundamental que as empresas adotem estratégias focadas no cliente para garantir a satisfação e fidelização dos usuários.
Nesse contexto, as empresas de benefício precisam adotar uma abordagem focada na experiência do usuário, não apenas garantindo a retenção, mas também a satisfação dos clientes.
CX: impulsionando a fidelização
De acordo com a pesquisa da SoluCX, 35% dos participantes mencionaram a dificuldade em encontrar estabelecimentos que aceitem o cartão como um dos principais obstáculos, revelando que a rede de aceitação é um aspecto importante para o benefício, aumentando a satisfação do usuário e, consequentemente, reduzindo a probabilidade de churn.
Além da rede de aceitação, outros fatores também merecem atenção no que diz respeito à experiência positiva dos usuários de cartões de benefício. A personalização e flexibilidade das opções oferecidas é uma delas, pois garante que cada colaborador tenha uma experiência adaptada às suas preferências e necessidades individuais.
Simplificar o processo de uso dos cartões também é outro fator importante. Investir em tecnologias amigáveis, interfaces intuitivas e processos ágeis facilita a utilização dos benefícios, reduzindo quaisquer atritos ao longo da jornada.
Além disso, oferecer um suporte eficiente ao cliente é fundamental. Canais de atendimento eficazes e de fácil acesso permitem lidar prontamente com dúvidas, problemas ou solicitações dos colaboradores.
Compreenda o seu cliente
No contexto atual, em que o mercado das empresas de benefício está cada vez mais competitivo, compreender profundamente as necessidades do seu público-alvo e alinhá-las às expectativas das stakeholders é fundamental para obter uma vantagem estratégica.
Ao entender, verdadeiramente, o que é importante para os usuários de cartões de benefício, as empresas têm a oportunidade de fortalecer suas relações com os clientes e aumentar significativamente as chances de fidelização. Mas para isso, é necessário investir na criação de um programa estratégico de experiência do cliente (CX), ampliando o investimento em pesquisas, análises de dados e feedback dos clientes, o que possibilita ouvir o cliente e transformar sua percepção em poderosos insights para criação de jornadas com baixo atrito com o cliente