As lições que aprendemos com a NRF#22, a maior feira de varejo do mundo

nrf22
7 min

O setor de varejo é, sem dúvidas, um dos maiores e mais importantes segmentos do mercado. Para se ter uma ideia de sua dimensão, uma pesquisa realizada pela eMarketer, mostrou que em 2022, as vendas totais do segmento deverão chegar a quase US$ 27 trilhões. Em um setor com essa dimensão, estar alinhado às tendências e novidades é fundamental para quem deseja ter sucesso. 

Com isso em mente, a National Retail Federation, a maior associação de comércio varejista do mundo, organiza todos os anos a Retail’s Big Show, ou NRF, como é conhecida. A feira é a mais importante do segmento, e ocorre em janeiro na cidade de Nova York. Durante os três dias do evento, palestras e workshops dividem espaço com os estandes de exposição, onde, de gigantes do varejo até pequenas startups, as empresas mostram quais as principais novidades do mercado. 

Apesar de acontecer nos Estados Unidos, o que é mostrado lá tem impacto direto em empresas do mundo todo, e por isso, convidamos Emerson Barretto, CEO da POS Controle e Rodrigo Murta, CEO da Looqbox, para participarem do webinar “NRF#22: Tendências aplicadas ao varejo brasileiro”. Os dois, que estiveram na NRF#22, trouxeram lições valiosas que foram discutidas lá e que terão grande impacto no mercado brasileiro…

Omnichannel é obrigação

Em um mundo totalmente conectado, onde o público mais jovem está assumindo um papel de destaque dentro das estratégias comerciais das empresas, o conceito de estar atuando em diferentes plataformas deixou de ser um diferencial para se tornar uma obrigação. 

Enquanto para empresas mais tradicionais, o omnichannel ainda é considerado um recurso moderno, aos olhos da geração Z e Alpha (nascidos após o anos de 2000 e 2010, respectivamente), isso não passa de obrigação, afinal, eles já nasceram em um ambiente onde a integração do virtual com o físico deixou de ser um desejo para se tornar uma realidade.

“Hoje o omnichannel é quase uma commodity. Principalmente em tempos de pandemia, quem não está praticando esse conceito é porque não está bem, afinal, ele se tornou o básico do varejo”

Rodrigo Murta

O assunto foi tema de discussão no primeiro dia da NRF#22, quando Kate Ancktill, CEO e fundadora do GDR Creative Intelligence e uma das maiores autoridades em varejo, começou sua palestra com a frase “Ok Boomer: não estamos nem aí com o seu omnichannel”.

Metaverso é a bola da vez

Se o conceito de omnichannel já está no limite de se tornar obsoleto, a novidade da vez é o Metaverso. Ganhando popularidade no último ano, principalmente após as mudanças no antigo Facebook (agora chamado de Meta), o termo foi o grande destaque da feira.

“O metaverso foi, sem dúvidas, a palavra da NRF#22”

Emerson Barretto

“O metaverso é hoje o que o omnichannel foi no passado, um conceito onde todos estão apostando e todos querem falar sobre”

Rodrigo Murta

Apesar do destaque, o conceito ainda é motivo de muitas dúvidas e discussões, afinal, apesar de todos concordarem com o grande poder de impacto que essa tecnologia possui, as empresas ainda estão descobrindo como se deve, ou não, utilizar essa tecnologia. 

“No atual momento do metaverso ninguém sabe muito bem qual plataforma utilizar, como utilizar e o que fazer lá. As empresas estão fazendo grandes investimentos para entender como tudo isso funciona, porque uma coisa sabemos: quem for criativo e conseguir pegar o início desse processo vai ter oportunidades incríveis no futuro”

Rodrigo Murta

A importância do ESG

Se Metaverso foi o principal tema da feira, ESG ocupou o segundo lugar.

A sigla, derivada de “Environmental”, “Social” e “Governance”, orienta a preocupação  das empresas com boas práticas de governança e temas sociais e ambientais.

“Os valores de ESG são um dos principais indicadores ao qual devemos estar atentos”

Emerson Barretto

O foco nesse tema não é injustificado, afinal, em uma sociedade que está cada vez mais preocupada nas consequências de suas ações para o coletivo, é fundamental que as empresas estejam alinhadas aos valores do seu público, afinal, em uma realidade onde infinitas opções de um mesmo produto estão disponíveis para os cliente em poucos cliques, as ações de ESG podem significar a diferença entre perder ou fidelizar um cliente. 

“Hoje, mais do que nunca, é necessário entender o comportamento dos nossos clientes e estar alinhados a ele, caso contrário jamais conseguiremos fidelizá-lo e não teremos seu engajamento com nossa marca”

Emerson Barretto

Saiba qual tecnologia utilizar

Se no passado um problema recorrente para as empresas varejistas era a falta de tecnologia para colocar em prática alguma ação, hoje essa situação é completamente diferente. Com os avanços na ciência sendo cada vez maiores, soluções que parecem ter sido tiradas de filmes de ficção científica se tornam cada vez mais comuns e acessíveis. 

“O que fica claro quando olhamos para a NRF#22, é que tecnologia não é mais um limite. Não importa a solução que você pensa em colocar em sua loja, existe uma iniciativa tecnológica para te atender”

Emerson Barretto

Mas com as infinitas possibilidades um outro problema surgiu: o excesso. Na busca por inovar e oferecer aos clientes soluções incríveis e disruptivas, muitas empresas cometem um erro: sacrificar a boa experiência por uma jornada mais tecnológica. 

“O grande desafio hoje é selecionar o que, entre as muitas opções disponíveis no mercado, serve para você

Emerson Barretto

“É necessário ter foco, caso contrário você começa muitas iniciativas e não consegue terminar com sucesso nenhuma delas. É preciso se perguntar: o que vai realmente levar valor para o meu negócio?”

Rodrigo Murta

Também foi destaque… 

Além dos temas em destaque, outros assuntos relacionados à tecnologia também chamaram a atenção durante a feira, como: realidade aumentada, automação avançada, o uso de dados, criptomoedas e NFT. 

Já a preocupação com a maneira como os clientes consomem os produtos também gerou discussões importantes para o futuro do varejo, principalmente em temas como a Sociedade 5.0, o Social, Live e Quick Commerce e o uso das lojas físicas como ambientes de interação. 

Conclusão 

Em um mundo onde avanços tecnológicos surgem a cada segundo e o mercado está em constante transformação, estar atento às inovações e novas oportunidades é essencial para quem busca sucesso em qualquer segmento, especialmente no varejo.

“Os ciclos de vida das tecnologias estão cada vez mais curtos. Cada vez mais tecnologias nascem, se desenvolvem, vão para o mercado e ficam obsoletas com maior velocidade, por isso, é fundamental acompanhar a feira todos os anos para não ficar para trás, achando que está atualizado”

Emerson Barretto

Glossário 

Realidade aumentada: Tecnologia que integra o mundo físico ao digital

Live Commerce: Conceito de venda de produtos e serviços durante transmissões ao vivo em plataformas sociais

Social Commerce: Conceito de onipresença das redes sociais com conteúdos para o consumidor, e a participação cada vez mais importante dos influenciadores digitais nesse contexto. 

Quick Commerce: Conceito de prazos de entrega cada vez mais rápidos, para o mesmo dia ou mesmo em minutos.

Automação avançada: Uso de tecnologias que automatizam o trabalho manual. 

Omnichannel: Conexão entre todos os canais de venda e comunicação, integrando o físico e o digital. 

Criptomoedas: Meios de pagamentos digitais para e-commerces, lojas físicas e conexões com contas e carteiras digitais.

NFT: Non-fungible Token, ou token não fungível, é um tipo de certificado criptográfico ligado a um produto digital que garante sua autenticidade e podem gerar novos produtos digitais, tokens de compra e outros colecionáveis.

Metaverso: Conceito que representa um novo universo digital que une as realidades virtual e aumentada em um único ambiente. 

Sociedade 5.0: Modelo de análise das transformações da sociedade e ambiente de consumo. Esse conceito prega que devemos ter uma análise profunda e individual dos consumidores por meio dos dados, facilitando a tomada de decisão automáticas e automatizadas e em tempo real. Personalizando a experiência de compra e integrando canais físicos e digitais. 

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