Startup SoluCX inova na gestão da experiência do paciente da Athena Saúde

Jornada de Experiência do Paciente

Escrito por Alan Lima

O segmento brasileiro da saúde está em uma transformação digital acelerada. Hospitais, Medicina Diagnóstica e Operadoras estão interagindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas. A holding Athena Saúde, administrada pelo grupo Pátria Investimentos, possui atualmente 14 diferentes marcas e segue em ritmo acelerado de aquisições pelo Brasil. Certamente está entre as maiores empresas de saúde suplementar do país, com um número expressivo de 440 mil beneficiários, concentrando suas bandeiras nos estados do Espírito Santo, Paraná e Piauí, dispondo de uma estrutura composta por operadoras, unidades de pronto atendimento, hospitais e clínicas, que realizam anualmente mais de 3,1 milhões de atendimentos.

A holding trabalha com um plano de atuação focado no segmento da saúde, investindo em infraestrutura, tecnologia e inovação para melhorar a qualidade dos processos de suas marcas. Antes de conhecer a SoluCX, a holding já utilizava o método Net Promoter Score (NPS), no entanto, enfrentava dificuldades para consolidar os resultados de toda sua estrutura em um único sistema. Segundo o Diretor de Tecnologia, Processos e Qualidade da Athena Saúde, Eduardo Margara, ao conhecer a startup SoluCX foi possível perceber a possibilidade de visualizar relatórios mais consolidados nas diferentes jornadas dos pacientes.

Eduardo Margara

Procurávamos uma ferramenta que atendesse nossa necessidade de consolidar resultados da holding, mas que também, nos possibilitasse realizar o Drill Down por operadoras de saúde e hospitais nas diferentes jornadas de cada paciente. A SoluCX nos deu total suporte durante a integração, o que foi muito rápida, mesmo envolvendo 14 diferentes bandeiras e seus sistemas de gestão

Atualmente a nossa plataforma recebe mensalmente das marcas da Athena Saúde mais de 200 mil atendimentos de diferentes setores, consolida as informações em tempo real e distribui automaticamente nas hierarquias configuradas, tudo isso em apenas uma única plataforma. Tal fato possibilita à holding monitorar suas aquisições com mais assertividade e tomar decisões estratégicas nos projetos de melhoria.

A nova estrutura de monitoramento, permite à holding obter mais de 350 resultados de NPS em tempo real. A extração das informações, que antes levavam de dois a três dias para serem obtidas, com implantação da plataforma SoluCX, passa a ser de apenas vinte segundos com no máximo cinco cliques. Além disso, as marcas são integradas via REST API com a finalidade de receber e devolver todas as informações coletadas na pesquisa para um BI e Command Center.

De tal forma, o método NPS possibilita a Athena Saúde entender o nível de lealdade e satisfação dos seus beneficiários, percepções assertivas que podem ser utilizadas para aumentar suas receitas, gerando fidelização em razão da melhoria nos seus processos. A recomendação de um familiar ou amigo impacta na tomada de decisão, e pacientes promotores são mantidos quando pensamos nele em todos os momentos.

Dados do setor

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está entre os gigantes mercados mundiais, com uma estimativa populacional acima de 210 milhões, expectativa de vida de 75,7 anos e índice de desenvolvimento humano (IDH) de 0,759.

Nessa perspectiva, os gastos públicos em 2015 representaram 3,8% do PIB brasileiro e, somando os privados, ultrapassaram 8%, conforme o relatório “Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil”, divulgado pelo Banco Mundial e adaptado pelo Tesouro Nacional. 

Recentemente a Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e a Confederação Nacional de Saúde publicaram o relatório “Cenário dos Hospitais no Brasil” revelando que existem mais de 6.700 hospitais particulares, filantrópicos e públicos. Juntamente, o Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou em março desse ano que mais de 22% dos brasileiros possuem um plano de saúde.

Referências utilizadas

ANS – AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

FBH – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPITAIS. Cenário dos hospitais no Brasil.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População do Brasil.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Países.

TESOURO NACIONAL. Aspectos Fiscais da Saúde no Brasil.

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