Employer Branding: como transmitir seus valores e atrair talentos

employer branding

Para ser contratado, é importante que você tenha um currículo atraente e boas referências no mercado de trabalho, certo? O mesmo acontece com as empresas: elas precisam ter uma imagem positiva como marca empregadora, para atrair, engajar e reter talentos. 

Ter uma boa reputação como empregador não é apenas essencial para a satisfação e produtividade dos funcionários, mas também se tornou um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Nesse contexto, o termo Employer Branding tem ganhado cada vez mais destaque nas estratégias corporativas.

O que é Employer Branding? 

Employer Branding é um termo em inglês que, em tradução literal, significa “marca empregadora” e é uma estratégia de gestão de talentos que visa construir e manter uma imagem positiva da empresa, enquanto transmite sua cultura e valores.

Por meio do Employer Branding, as empresas podem criar uma identidade forte e atrativa, que destaque a sua cultura corporativa e diferencie a empresa de outras organizações no mercado de trabalho, desenvolvendo uma cultura corporativa que tenha o bem-estar dos colaboradores como foco, além de direcionar estratégias que destacam os valores e atributos da organização tanto para os funcionários, quanto para os talentos disponíveis no mercado.

Qual a importância do Employer Branding

O Employer Branding (EB) é fundamental para as empresas que desejam alcançar competitividade no mercado. Ao aplicar essa técnica de gestão, é possível obter benefícios que impactam tanto no ambiente interno quanto no externo da organização.

O principal foco do EB é valorizar a imagem da empresa frente aos melhores profissionais do mercado, a fim de atrair novos talentos, otimizando tempo e recursos no processo seletivo e aumentando a chance de receber currículos de profissionais mais qualificados. 

Uma estratégia de Employer Branding bem aplicada ajuda a diminuir o tempo e os custos com os processos de seleção e de contratação. Dados retirados da Employer Branding Essentials, pesquisa realizada pelo LinkedIn,  apontou que empresas com uma marca empregadora mais forte do que seus concorrentes apresentam uma redução média de 43% no custo por candidato contratado.

Outra vantagem do Employer Branding, é que a sua aplicação consequentemente afeta a retenção de talentos. Ao construir uma imagem positiva da empresa como um bom lugar para trabalhar, você fortalece o engajamento dos colaboradores, o que reduz os custos com recrutamento e treinamento de novos funcionários.

Employer Branding e Employee Experience

Embora as duas estratégias estejam relacionadas à gestão de pessoas dentro das organizações, elas possuem conceitos, públicos e objetivos bem diferentes. 

Como explicamos neste artigo, o  Employee Experience tem como objetivo proporcionar uma experiência positiva para o colaborador, garantindo um ambiente de trabalho agradável e saudável, que estimule, engaje e satisfaça os funcionários. Essa estratégia envolve aspectos como cultura organizacional, clima de trabalho, políticas de remuneração e benefícios, desenvolvimento profissional, entre outros.

Enquanto isso, o Employer Branding tem como foco construir e fortalecer a imagem e a reputação da organização junto ao público externo, como clientes e possíveis candidatos. Para isso, é necessário destacar a cultura, missão, visão e valores da empresa, promovendo uma imagem positiva e atraente.

É importante ressaltar que, embora distintas, as duas estratégias não só podem, como devem ser trabalhadas de forma integrada para alcançar um resultado positivo e consistente, uma vez que se houver falhas na estratégia de Employee Experience, isso influenciará diretamente no Employer Branding.

Se os funcionários tiverem uma experiência positiva enquanto trabalham na empresa, é mais provável que eles falem bem da empresa para amigos, familiares e profissionais de sua área. Sendo assim, isso pode levar a um aumento da reputação positiva da empresa no mercado de trabalho.

Employer Branding e EVP

EVP significa Employee Value Proposition ou “Proposta de Valor ao Empregado” em português, e é uma estratégia de marketing e Recursos Humanos baseada em definir o valor que uma empresa oferece aos seus colaboradores, além do salário e benefícios tradicionais. Ele consiste em um conjunto de incentivos e oportunidades como planos de desenvolvimento, avaliações e feedbacks, políticas de recompensa e reconhecimento, etc.

É por meio do EVP que a empresa pode comunicar seus valores, cultura, benefícios e oportunidades de desenvolvimento profissional para seus funcionários atuais e futuros, o que fortalece o Employer Branding, ajudando a criar uma imagem positiva da empresa como um lugar onde os colaboradores são valorizados e têm a oportunidade de crescer e se desenvolver.

Uma maneira eficaz de melhorar o EVP é através da implementação de um programa de Employee Experience bem estruturado, que possa medir as iniciativas e melhorá-las de acordo com a percepção dos colaboradores.

Com o  Employer Branding também é possível fortalecer o EVP da empresa, já que ele auxilia na criação de uma imagem consistente e positiva da empresa como empregadora, o que pode aumentar a atração e retenção de talentos qualificados, afinal, funcionários tendem a se sentirem atraídos por empresas com uma boa reputação no mercado de trabalho.

Foco nos colaboradores

Ao considerarmos que os colaboradores são os responsáveis pelo sucesso de uma empresa, fica fácil entender que não trabalhar a marca empregadora pode acarretar em custos desnecessários para o negócio. 

Além de ser um fator decisivo para a escolha de candidatos qualificados, uma empresa com uma boa reputação como marca empregadora pode atrair clientes e investidores que valorizam a responsabilidade social corporativa e a ética nos negócios. 

Em resumo, o Employer Branding é uma estratégia inegociável para quem deseja ter um time composto pelos melhores profissionais e se destacar no mercado de trabalho em busca do sucesso a longo prazo. 

Ao investir em uma cultura forte e positiva, as empresas demonstram o valor que dão aos seus colaboradores, promovem a retenção de talentos, melhoram a produtividade e a qualidade do trabalho entregue, além de aumentar a reputação e a credibilidade da empresa como um todo.

Melhore a experiência e potencialize seus resultados

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *